quarta-feira, 20 de outubro de 2010

...

Quero um mundo sem abismos, sem monstros e sem emoção. Quero um lugar no escuro para esconder essa solidão. Tensão que envolve, que parece não saciar, que me acorda de manhã e me acompanha ao deitar. E nessa “deprê” bizonha, sorrio com vergonha do que não quero ver, do que não quero querer, do que não quero saber.



Suponho que ninguém que entra neste blog tem a pretensão de se tornar meu psicólogo virtual, muito menos eu tenho a intenção de arranjar leitores compenetrados em estudar meu estado emocional, até porque sou uma caixinha de surpresas, o que pode dificultar um pouco tamanha atividade.
No entanto, tenho esta página como algo bem especial. Aqui divido com uma, com várias, ou com ninguém, meus sentimentos, meus pensamentos, minhas alegrias, angústias e tristezas. Alguns dos meus textos não mexem ou comovem quem lê, outros, pelo que já me disseram e pelo que vi nos comentários, realmente contribuem para algum momento da vida de alguém.
Não tenho formação acadêmica em letras, psicologia ou ciências sociais, mas tenho uma mente curiosa, confusa e que gosta muito de juntar letras, formas sílabas e ler palavras.
Se isso basta para os outros não sei, mas que ajuda, e muito, a me sentir melhor, ah... isso sim!
Momentos de angústia transitam pela vida de qualquer ser humano. Momentos em que nada que vimos refletir no espelho nos agrada, nos alegra ou nos faz sentir melhor. Não acho que o excesso de auto-estima faça bem, porém também não acredito que a falta dela, ajude no processo de auto-conhecimento. O equilíbrio deve reger essa orquestra afinada de sentimentos, angústias, desejos e anseios.
Mas como fazer isso? Adoraria ir dormir todos os dias com a sensação que meu corpo está leve, que minha mente descansou e que não lembrarei dos meus pecados no dia seguinte.
Pecados? Sim, pe-ca-dos! O pecado acontece quando fazemos algo que não condiz com o que sempre pensamos, desejamos e acreditamos. Todos pecamos e pecamos todos os dias. Não me refiro somente ao pecado religioso, falo do pecado moral, do pecado sentimental, do pecado de convicções.
Eu sei que para muitos o pecado não existe. Talvez ele não exista realmente, mas que não somos cem por cento corretos, morais e absolutos, isso eu tenho certeza que não somos. Temos um corpo, um espírito, um jeito de pensar, de falar, de reagir...
Todos os nossos sentimentos condizem com o que aprendemos, com o que modelamos e com o que sofremos.
A cada dia, nosso corpo amadurece, revê conceitos, muda seu percurso se percebe que algo não está bom, ou permanece no caminho. As vezes com a certeza que aquele é o certo e as vezes com a certeza que é roubada na certa.
Certo ou errado, roubada ou não, a vida é uma eterna aprendizagem. Não importa muito o jeito que você a conduz, o mais importante é o impacto que suas ações causaram em você. A partir delas, suas decisões serão tomadas, confirmadas ou arrependidas.
Nesses últimos dias aprendi uma coisa interessante: É preciso abrir nosso horizonte e olhar o mundo com um olhar diferenciado, somente assim, com um leque de opções é que poderemos realmente escolher o que é melhor para nós.
Não faça escolhas sem ter longos horizontes e tome cuidado, afinal, todas as escolhas remetem a alguma responsabilidade. Meça antes de escolher!
Nem sempre se está preparado para receber o que a vida nos reserva, mas ela nunca nos trás o que não podemos suportar!


5 comentários:

  1. ''Não faça escolhas sem ter longos horizontes e tome cuidado, afinal, todas as escolhas remetem a alguma responsabilidade. Meça antes de escolher!
    Nem sempre se está preparado para receber o que a vida nos reserva!
    Mas ela nunca nos trás o que não podemos suportar''

    Gostaria MUITO de lembrar todos os dias isso que tu escrevestes amiga.Sempre que passo pelo teu blog, reflito sobre minhas idéias e atitudes. Continua escrevendo lindo assim, que tu vai longe e terás muito sucesso. GRANDE BEIJO!

    ResponderExcluir
  2. Muito legal teu blog! Também tenho meu caderno de anotações virtual, quando quiser passa lá... http://joaorock.blogspot.com

    Abrass

    ResponderExcluir
  3. Ótimo texto Cris!
    É inevitável transparecer o estado emocional quando escrevemos, acredito que isso ocorre pois ao esquematizar um pensamento somos mais verdadeiros e objetivos!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Cris!
    Mais um texto maravilhoso!
    Tô sempre passando por aqui,adoro o modo como escreves.Quem te conhece sabe que tudo isso reflete em ti,e que és uma pessoa linda (por dentro e por fora).
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. “Vida louca vida
    Vida breve
    Já que eu não posso te levar
    Quero que você me leve
    Vida louca vida
    Vida imensa
    Ninguém vai nos perdoar
    Nosso crime não compensa”

    É realmente impressionante o quão admirado podemos ficar perante teus textos, a facilidade de expressar tais sentimentos, tuas ideologias, um pedaço de papel, um tesouro perdido pelo ar. Não importa o conteúdo, seja ele revoltante, seja ele pacificador. Cada trecho de cada idéia é gratificante ao meu olhar, os pensamentos voam pelo ar, e se concretizam em novas formas de ver o mundo, agradecido.

    ResponderExcluir